Dicas Práticas

  • VALE TRANSPORTE:  BILHETE GRATUITO – pergunte para cada PCD entrevistado se possui bilhete gratuito. Caso ainda não tenha, solicite para que o mesmo se inscreva no programa. Isso vai permitir racionalizar custos com vale transporte.
  • NA HORA DA ENTREVISTA: Deficientes geralmente não vão bem em testes de conhecimentos gerais, matemática e portugues. Acredite, o fator da deficiência e  limitação, causou-lhes constrangimento durante seus estudos. Assim, sofreram. Isto é um fato. As Empresas que passam testes o fazem para seguir suas normas, porém recomendamos que estabeleçam critérios adequados para avaliação das PCDs.
  • MINIMIZE O “TURN OVER”: Considere que nossos serviços de encaminhamento de talentos PCD´s permitirão uma substituição pós-contratação, dentro do período de 45 dias. Desta forma, recomendamos que os Gestores de RH das Empresas sejam mais flexíveis para preencher suas vagas, pois, além de nosso compromisso em repor esse profissional, caso haja desligamento, Sua Empresa poderá considerar que o PCD contratado, apesar de não atender aos quesitos de determinada vaga, poderá ser reconduzido para outra vaga.
  • LISTA DE CIDS AUTORIZADOS POR LEI: Acesse a Cartilha de CIDs SPTRANS. Essa é uma boa ferramenta de consulta, contando com aproximadamente 30 páginas com todos os CIDs e Doenças  aceitas para concessão de Bilhete Gratuito.

IMPORTANTE 1: Todos os CIDs que estão lá são aceitos pelo MTE.  Imprima e mantenha em local acessível. Essa Cartilha é importantíssima.
IMPORTANTE 2:  O CID  H.54 – Deficiente Visual Monocular  ainda não está lá porque não foi atualizado, mas são aceitos pela Lei através de um decreto do Governador Geraldo Alckmin em 2011.